Neste ano de 2021 completam-se 30 anos desde o início da história do celular no Brasil, tendo esses aparelhos presentes todos os dias em nossas vidas por sua praticidade e grande utilidade. Vivemos com eles nos bolsos ou em nossas mãos, não importando para onde vamos. Sempre temos eles ao nosso alcance, desde o momento em que acordamos com o som do despertador, até de noite quando queremos checar as mensagens uma última vez antes de dormir.
O que não pensamos em nosso cotidiano é o quão prejudicial pode ser o uso constante e diário dos smartphones para a nossa saúde. Principalmente a de nossos olhos, que estão sempre fitando a tela por muito tempo, diminuindo a quantidade de vezes que piscamos, estando sempre com o aparelho próximo ao rosto, principalmente as vezes, quando estamos no escuro e com excesso de brilho.
Os danos a visão ocorrem não só pela luz azul intensa que é emitida pelos celulares em longos períodos de tempo, mas também o uso excessivo de TVs, notebooks e computadores, que acabam ocasionando sintomas como: visão turva, cansaço ocular. degeneração macular, dores de cabeça e problemas na hora de dormir pela desregulação do sono.
Tanto tempo de exposição também pode levar a incômodos nos olhos como, a sensação de olho seco, inchaço, vermelhidão, e até mesmo ao astigmatismo, a miopia e o glaucoma.
Para cuidar da saúde dos olhos é recomendado: diminuir o nível de brilho do aparelho, lembrar de piscar mais vezes, manter uma distância maior e sempre limpar a tela do aparelho para melhor visualização.
Lembrando que nada substitui um check up frequente da saúde dos seus olhos, visitando seu oftalmologista.